Acolhida

Bem-vind@s ao site do capítulo Brasil da Associação Mundial de Economia (World Economic Association).

Manifesto

A Associação Mundial  de Economia (WEA) busca aumentar a relevância, amplitude e profundidade do pensamento econômico. Suas principais qualidades são a adesão e a governança mundial e a inclusão com respeito a: (a) a variedade de perspectivas teóricas, (b) a gama de atividades humanas e as questões que se inserem no amplo domínio  da economia, e (c) o estudo das diversas economias do mundo.

As atividades da associação se centram no desenvolvimento, promoção e difusão da pesquisa e do conhecimento econômico,  e em iluminar o caráter social dos mesmos. Para alcançar estes objetivos, a Associação se constitui como uma nova forma de organização mundial, democrática e pluralista, comprometida:

1.  Com a pluralidade. A Associação encorajará a livre pesquisa da realidade econômica de qualquer perspectiva que contribui para a soma do nosso entendimento. Para este fim, defende a pluralidade de pensamento, método e filosofia.
  2. Com a competência. A Associação aceita a percepção pública de que os níveis de competência em alguns segmentos da função de economista se mostraram inadequados pelos eventos recentes. Para melhor servir a sociedade no futuro, a Associação incentivará o pensamento crítico, o desenvolvimento de novas ideias, o rigor com base empírica e padrões mais elevados de erudição.
  3. Com a realidade e a relevância. A Associação promoverá o engajamento da economia enquanto disciplina acadêmica com o mundo real, de modo a enfrentar, explicar e tornar tratáveis os fenômenos econômicos. Neste contexto, também incentivará a economia a dar plena consideração a sua história, sua metodologia, sua filosofia e sua ética.
  4. Com a diversidade. Tanto a adesão como a  governança da Associação estão constituídas especificamente para abraçar todas as formas de diversidade entre @s associad@s.
  5. Com abertura. A Associação busca assegurar que todos os seus processos de publicação, discussão, reunião e associação são transparentes e abertos a contribuição de todos @s membros. Para tal, a WEA constituir-se-á na internet e empregar tecnologias digitais sempre que possível, incluindo conferências online e publicações em ambiente virtual.
  6. Com a divulgação. A Associação reconhece as valiosas contribuições para o pensamento econômico que são feitas por pesquisador@s e pensador@s fora do corpo principal da economia. A WEA incentivará estes cientistas a tornarem-se membros e adicionar suas ideias para o nosso aprendizado coletivo.
  7. Com a conduta ética. A Associação estabelecerá uma comissão para elaborar um código de ética.
  8. Com a democracia global. A Associação será estruturada democraticamente de forma a não permitir a sua dominação por um país ou um continente.

A associação acredita que esses compromissos, quando mantidos em comum por seus membros, aumentará a relevância, a amplitude e a profundidade do pensamento econômico, de modo que, no futuro, a função de economista e as áreas associadas estarão melhor equipado para servir à humanidade.

Filie-se à Associação Mundial de Economia (WEA)!